segunda-feira, 12 de maio de 2008

Mirtilos ou mirtilhos?


Agora pus-me a pensar nesta questão simplória e sem grande interesse por aí além... Penso, pego nos dicionários e noto que há uma diversidade de nomes para este fruto belo, delicado, saboroso e pouco comum nos meios urbanos. Só os abençoados bons supermercados os trazem até nós e a um preço não muito acessível, comparando com o preço de morangos, cerejas ou outros frutos mais comuns entre nós.
"Mirtilos", "mirtilhos", "arandos", "uvas-do-monte", em português... "Blueberries", "bilberries", "whortleberries" em inglês... "Myrtilles", em francês... "Blaubeeren", em alemão... "Mirtilli", em italiano... Mais nomes deve haver noutras línguas só para este fruto.
Gosto particularmente de "uva-do-monte". É bonito e poético. Parece que fui buscá-las ao monte de propósito para satisfazer um desejo especial. O problema é perguntar por elas no supermercado e ninguém ficar a pensar que quero umas uvas (daquelas com que se faz o vinho) especiais de um monte qualquer e que, por isso, serei pretensiosa ou maluquinha. Resta o dilema de perguntar pelos "mirtilos" ou "mirtilhos", sem saber como é mais correcto dizer.
Falando bem ou mal, para saboreá-los não importa nada dar uma facadinha linguística...

5 comentários:

  1. Para sobremesas com frutos silvestres, contem comigo! :)

    Beijinhos para ti, Hera, e para todos!

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    O sumo de arando, ou uva do monte é eficaz nas infecções urinárias, pode beber esse delicioso sumo em substituição do vulgar antibiótico e assim obter um resultado positivo ao manter as bactérias benéficas do trato gastrintestinal.
    Bjs

    Custódia dias

    ResponderEliminar
  3. Desde que se coma está tudo bem!

    ResponderEliminar
  4. Olha lá... que merda é esta que vim procurar como se dizia correctamente e agora so fiquei a saber que sonhas com meter uvas do monte na xaxa

    ResponderEliminar
  5. Para mim sempre foram mirtilhos. Aliás em espanhol têm dois lls o que significa que se lê lh… o problema da novidade dos mirtilos é aquele agora são todos importados e as pessoas lêem o que vêem na caixa Mirtillos, só que lêem à portuguesa… assim se criou o Mirtilo… ridículo 😂

    ResponderEliminar