sexta-feira, 11 de abril de 2008

«Uma pessoa inculta distingue-se de uma culta porque deve gastar mais dinheiro nos seus momentos de ócio, porque não pode dar origem a nada por si própria e por necessitar de comprar tudo no exterior. Acontece-lhe a mesma coisa que aos países que não têm uma produção própria; toda a sua riqueza se lhes vai no pagamento do que têm de importar do exterior.»

Fernando Savater, Os 10 Mandamentos no Séc.XXI,

Lisboa, D. Quixote, 2004.



Nunca tinha pensado nisto, mas até faz sentido...


No entanto, o meu actual ócio fica-me muito barato pois leio, vejo tv e vou à net. Não preciso gastar dinheiro em nada a não ser nas habituais mensalidades da luz, gás, água e net. Mesmo assim, quero muito acreditar na minha própria produtividade... :)

3 comentários:

  1. Olá!

    Interessante conceito de pessoa culta - tudo muito ligado à criatividade e produtividade.

    No entanto, não esqueçamos as despesas do cultivo: a água, as sementes, os fertilizantes (naturais ou químicos). Tudo para que a plantinha floresça bela e vigorosa.

    A planta tem de vir da semente. Nenhuma cultura é totalmente autónoma do mundo exterior.

    ResponderEliminar
  2. Eu que o diga das impressões e fotocópias que faço de inúmeras partituras... cêntimos atrás de cêntimos... (Até parece que é muito!)

    Mas também é verdade que não compro tantos CD's porque eu própria me dou música a mim. Só num sentido: o musical, n'é?

    Bem, acho que é melhor eu não escrever comentários à noite... Como sabem, com o sono começo a delirar...

    Boa Semana, amigos!

    ResponderEliminar
  3. Neste momento o debate no Prós e Contras sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa encontra-se num intervalo.
    Aproveito para escrever algo no nosso blogue... aproveito para utilizar por escrito esta nossa bela língua...

    Amanhã, os meus miúdos do 5º ano, a nível de funcionamento da língua, vão dar a Classe dos Determinantes... e vamos ler, ler... uns excertos d' As Mil e Uma Noites.

    Brevemente iremos criar um blogue para a biblioteca da escola. Finalmente reabriu (no final do 2.º Período)...!!

    in Crónicas de uma Professora Futuramente Desempregada a Aproveitar ao Máximo Cada Dia Numa Escola do Concelho de Santa Maria da Feira no Distrito de Aveiro.

    Eu bem vos digo: isto de comentar a altas horas a noite não favorece a minha imagem.

    Boa Terça-Feira!

    ResponderEliminar