Eclipse encoberto?
Por que será que sempre que me predisponho a ver um eclipse da lua, nunca consigo?... Hoje há um de madrugada, mas mesmo que eu esteja acordada para ver o grande momento, haverá, com certeza, nuvens teimosas que insistirão em cobrir a lua no momento em que a poderemos ver a tornar-se mais sombria...
Segundo o noticiado, «A Lua vai entrar sucessivamente na penumbra (00h35) e na sombra (1h43) até começar o eclipse total, que decorrerá entre as 3h01 e as 3h52.
Nas fases seguintes, a Lua sairá da sombra às 5h09 e da penumbra às 6h17, altura em que o seu disco estará de novo totalmente visível, embora a sua imagem comece a dissolver-se com o nascimento de um novo dia. »
No fim da notícia, ainda referiram os nossos amigos gregos: «A palavra eclipse tem origem no grego (ékleipsis, que significa desaparecimento) e foi a observação deste fenómeno que levou os antigos gregos a concluir que a Terra é redonda. »
Ah... até me esqueci do eclipse... Mas a verdade é que a essa hora - 00h35 - já me encontrava nos meus quentes e repousantes lençóis... que hoje, meus amigos, é dia de trabalho :)
ResponderEliminarBoa quinta-feira!
Por agora, vou eclipsar-me... :)
Este teu desabafo de perder o eclipse fez-me lembrar agora, de repente, uns versos do Pablo Neruda... Isto só me leva a concluir que devo ter uns substratos dos meus neurónios completamente entranhados de Pablo Neruda, de tal modo o poeta me marcou.
ResponderEliminarPois é, muitas coisas belas vamos deixando escapar... Por isso, toda a beleza que possa ser apreciada, apreciemo-la, pois parece que a vida é só uma.
Tenho de postar o poema - é tão lindo!
Beijinhos.