quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Sugestões...

Hoje gostaria de vos sugerir o endereço de um blog cujas temáticas considero muito pertinentes. É de um jovem meu conterrâneo (se eu por acaso tivesse nascido no algarve), e destaco aqui um post em especial acerca do "retrato familiar", chama-se "Há coisas fantásticas, não há?"
O blog chama-se Ma Ke Jeto, Mosso e o post a destacar é de 16 de Outubro. Cito:

«Este texto relaciona-se com um anúncio ainda recente da TV Cabo. Se não estou em erro, estava relacionado com uma campanha em que a TV Cabo, para novas adesões, colocava de forma gratuita o sinal de TV em todas as divisões das casas dos aderentes. Bom, este post não vai contra a TV Cabo. O que me interrogo, é se a forma como o anúncio está apresentado, é representativa das famílias actuais e do suposto distanciamento que cada vez existe mais entre os pais e os filhos. Passo a explicar:

1) Filha do Meio: O anúncio começa com uma mocinha bastante alta e espadaúda, a fazer uns passos de dança em frente à televisão. Primeira questão. Tratar-se-á de uma adolescente “oca”, ainda sem rumo na vida, cujo principal interesse é apenas ver vídeos na MTV e sonhar em ser uma estrela Pop? Será que também é daquelas que gritam “Porporinas!? tchau, vou ligar á Bé!” O facto de ser espadaúda não revelará também uma alimentação deficiente, facto que os pais ainda não detectaram?

2) Gémeos?: Não sei se são. Entram os filhos mais novos, Tico e Teco e começam a gozar com a filha do meio. Acto normal entre filhos de idades diferentes. A filha do meio, pega na TV e pisga-se para o quarto. Entretanto, estas crianças vêm vestidas com capas e capacetes. Será que pensam que têm super-poderes? São ainda vestígios do Sangoku (ou algo semelhante) ou outras animações japonesas cheias de violência? Será que os pais já lhes explicaram que só os super-heróis da banda desenhada são capazes de voar? Que não devem tentar algo semelhante? Não sei. Como estão sozinhos a ver TV…

3) Filho mais velho: Entra uma figura tipo Oliver Khan, com algo na mão, tipo bebida energética - suponho. Em vez de ficar a “controlar” os seus irmãos mais pequenos, não. Deve dizer algo do género: “Putos! Pirem-se!” e senta-se no sofá com a sua bebida – será anabolizante? O Tico e o Teco pegam na TV e piram-se para o quarto.

4) Chefe de família?: O suposto chefe de família entra na sala com um regador e dirige-se para uma planta branca. É atrasado? Não lhe explicaram que a planta é de plástico e não é para regar? Alguém que rega uma planta branca não deve gostar muito de ver futebol, logo, o “Oliver Khan” suspira e, entre os dentes, murmura qualquer coisa do tipo: “Lá tinha que aparecer este. Mas porque ele não toma os comprimidos?”. Pega na TV e pira-se para o quarto. Entretanto, o tal chefe de família, com ar babado, fica a ver o Fashion TV – o anúncio é para todas as idades, porque senão, o que ele queria ver sabemos nós.

5) Esposa, dona-de-casa?: a dita esposa do chefe de família entra na sala e olha com reprovação para o tipo com quem está casada, faz agora 20 anos. Este, em vez de sentir culpa no seu comportamento absolutamente ignóbil, podendo dizer algo do género: “Oh pá, desculpa. Não foi por mal. Não torna a acontecer. Tu és a luz da minha vida…etc.”, não. Ele, dá o regador à mulher e olha para ela como que a dizer: “Que foi? Quando casaste comigo, sabias perfeitamente que eu era tarado por manequins de passerelle!”. Pega na TV e pira-se para o quarto para ir fazer sabe-se lá o quê. Por fim, a esposa senta-se no sofá da sala a pensar como a sua vida chegou aquele ponto, o que terá feito de mal, onde estão os seus filhos, etc. etc. (...)»


http://sol.sapo.pt/blogs/bluewater68/archive/2006/10/16/H_E100_-coisas-fant_E100_sticas_2C00_-n_E300_o-h_E1003F00_.aspx



Para ver blog : http://sol.sapo.pt/blogs/bluewater68/default.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário