sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Estou num tempo impensável, cheguei a casa e a casa estava vazia, isto é, os sinais de quem a habitara permaneciam - os óculos na mesa-de-cabeceira, o livro com a marca de leitura, a mala feita para as férias, o estojo com pó-de-arroz e o baton - mas estava morta a pessoa desses sinais, ando por esta paragem súbita como um estranho, abro a porta do quarto e chamo: mãe: o som do nome come os resíduos da tua presença, a sombra pesa sobre a palavra, mas não a interrompe, prolonga-a até a tornar insuportável.

Choro a voz desmesurada.

Pela janela, o jardim espreita-me.

(Rui Nunes, Grito, Biblioteca Prestígio,2001)

3 comentários:

  1. Afinal a preguicite aguda anda a ser tratada... ;)

    Um excerto forte. Realmente forte.

    Neste momento encontro-me de volta a Ourém, mas na semana de 17 a 22 de Dezembro estarei em Lisboa...

    Bom feriado! Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. eu lembro-me do livro... a cor da capa ja esqueci, mas sei onde se comprou: livraria barateira, bairro alto...

    lembro-me do dia, da indispensabilidade de ir aos livros, 'as livrarias e de procurar algo de bom para nos acompanhar...

    tambem me lembro de ter dito que ja o tinhamos visto no curso de literatura portuguesa. foi apresentado pelo manuel frias martins e considerado um dos melhores escritores do sec xx/xxi portugues, sem o merito reconhecido e nao sao as vendas que fazem o merito...

    ResponderEliminar
  3. Exacto, Narcisus!

    Pensei em mencionar em comentário o facto de teres sido tu a oferecer-mo, mas depois deixei passar...

    Como esses nossos dias passaram a correr, até mesmo porque havia coisas a fazer - estávamos para nem sequer ir àquela livraria, mas ainda bem que roubámos tempo ao tempo para fazer o que nos apetecia fazer!...

    Verdade se diga que ainda não o ando a ler (portanto, Clio, a minha preguiça ainda não me deixou), mas, por acaso, naquele dia reencontrei o livro e abri naquela página (uma das primeiras do livro) e gostei do que li. Fiquei até com vontade de vencer a minha preguicite aguda e pôr-me a ler.Mas tenho ainda à frente desse "Ilha das Trevas"... :(

    ResponderEliminar