quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Plástico para que eu te quero

Face à notícia que fez manchete em jornais, telejornais e sites de notícias, votei no inquérito da Sapo.pt que questiona os portugueses a respeito da medida que o governo pensa implementar junto das grandes superfícies comerciais: a de se pagar cerca de 0,05 cêntimos por cada saco utilizado pelos consumidores.
Foi sem surpresa que vi que o meu "concordo" se juntava a uma percentagem de 27% batida já pela opinião contrária de 73% dos portugueses.

O que digo face a isto: «camada de burros, inconscientes e comodistas»!!...

Atenção, também faço parte desses consumidores que quando vão aos superes e hiperes mercados se atafulham de sacos para trazer as comprinhas até casa.
Mas também faço parte do restrito grupo que, para não levar uma data de sacos de plástico para casa, compra um ecológico onde tem espaço suficiente para levar o triplo de um saco de plástico normal. Além disso, é mais resistente e reciclável. Sempre que me lembro, levo-o às compras comigo e não gasto mais sacos.
Além disso, procuro não enfiar dentro de sacos coisas que já vêm prontas para serem por si só transportadas (garrafões de água, pedras para os gatos, pacotes de leite, etc.).

Custa muito cada um de nós ter esse cuidado de vez em quando?
Por mim, deviam pôr cada saco a 1 euro para as pessoas ficarem mesmo furiosas e trazerem o saquinho e a mochilinha mais o carrinho de mão de casa!

E depois, meus amigos, é tudo somente uma questão de plástico...ai, desculpem, de hábito!!!...

E quando nós nos habituarmos a tratar bem a Casa onde vivemos, o planeta Terra, deixaremos de ter plásticos deixados em todo o lado, destinados e desintegrar-se em 500 anos de vida (ou seja, o lixo que fazemos dura mais do que nós e as nossas gerações posteriores), e as Tartarugas e os Golfinhos poderão viver descansados, sem que nenhum deles se engane ao comer aquilo que parece um peixe flutuando nas águas, mas que na verdade é apenas um saco de plástico. Daqueles que parecem inofensivos nas nossas mãos, mas que na verdade matam os nossos animais...

2 comentários:

  1. Ouvi nas notícias que, afinal, o plástico demora pouco mais de 200 anos a desaparecer, ao contrário da informação que dei no post, de 500 anos.
    Peço desculpa pelo erro e por pintar um cenário ainda mais negro ao plástico.
    (Parece que o vidro é que demora 500 anos a desaparecer!)

    Isto, é óbvio, quando os materiais não são reciclados.)

    ResponderEliminar
  2. 500 ou 200 anos, ambos são cenários muito negros...

    Para o bem-estar da Terra contribuo de uma maneira muito simples mas que pode fazer muita/toda a diferença: reutilizo os sacos de plástico. A Natureza agradece... mas antes de tudo, agradeço-lhe eu a ela... por ser tão bela.

    ResponderEliminar