terça-feira, 3 de março de 2009

Alma de arquivista de luto

Sei que já se torna um lugar comum da minha parte o facto de postar notícias. É a consequência que tendes de suportar, porque esta vossa companheira anda desinspirada, dedicando-se por isso ao universo noticioso da negra economia, do pequeno crime ou da política pantanosa.
Hoje, fiquei bastante triste ao ler esta notícia que partilho convosco, em primeiro lugar pela perda de vidas, e depois pelo empobrecimento cultural que representa o colapso de um edifício que albergava documentos do século X! Acompanhem-me neste lamento, sei que o farão, meus caros bibliófilos e, por extensão, também apreciadores de um bem recheado arquivo histórico.

Edifício dos arquivos históricos de Colónia ruiu
03.03.2009 - 21h05 PÚBLICO
O edifício dos arquivos históricos de Colónia, na Alemanha, desabou ao início da tarde quando as instalações estavam abertas ao público, e segundo os bombeiros e testemunhas entre duas e nove pessoas desapareceram e poderão estar entre os escombros.Cerca de 200 membros dos serviços de emergência estavam no local, onde também ficaram danificados dois edifícios vizinhos. “Parecia um terramoto”, adiantou um responsável da polícia local, citado pela BBC. Nas proximidades estão em curso obras de alargamento da linha do metro, mas as causas do colapso do edifício ainda não foram determinadas. O edifício era relativamente recente, e as imagens televisivas mostravam uma enorme cratera no local do desabamento.A autarquia anunciou em comunicado que sete pessoas podem ter desaparecido, enquanto testemunhas viram outras duas pessoas no local na altura do desabamento, adiantou a AFP. Os bombeiros deram o alerta pouco antes das 13 horas, o que permitiu evacuar o edifício. “Estava a tomar um café quando os funcionários do edifício começaram a gritar. Devíamos sair dali imediatamente”, contou Susanne van der Berg ao canal de televisão WDR. Naquele arquivo estavam guardados mais de 65 mil documentos históricos, os mais antigos do ano 922.
Oscula

1 comentário:

  1. Fazes muito bem em postar notícias da Cultura. Ultimamente nem tempo tenho tido para pesquisar os jornais online. Vejo apenas, porque estou a jantar, o jornal televisivo... que é sempre a mesma coisa, apresentando sempre os mesmos defeitos, que nem é preciso enumerar. Mas basta um exemplo: futebol a abrir o telejornal! Bah! E eu até gosto de futebol...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar