domingo, 20 de janeiro de 2008

Festa das Fogaceiras

Venho encantada de Santa Maria da Feira...! Hoje, dia 20 de Janeiro de 2008, feriado municipal, celebrou-se, como em todos os anos, a Festa das Fogaceiras.

No panfleto de divulgação do programa da Festa lê-se o seguinte:


«A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular que, em 2005, completou quinhentos anos, marcados pela devoção do povo das Terras de Santa Maria.

A mais emblemática festividade do Concelho de Santa Maria da Feira teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça.

S. Sebastião, que segundo a lenda padeceu de todos os sofrimentos aquando do seu martírio em nome da fé cristã, tornou-se, assim, o santo padroeiro de todo o condado da Feira.

No cumprimento do voto, os ofertantes incorporavam-se numa procissão que saía do Paço dos Condes e seguia pela Igreja do Convento do Espírito Santo (Lóios), onde eram benzidas as fogaças, divididas em fatias, posteriormente repartidas pelo povo. Assim nasceu a Festa das Fogaceiras.

Cumprida em cada dia 20 de Janeiro, esta promessa constitui uma referência histórica e cultural para as Terras de Santa Maria.»

Deixo-vos agora algumas fotos captadas pelo meu telemóvel...


5 comentários:

  1. Muito interessante!...
    Tanto a origem da tradição como a celebração em si.

    As fotos estão muito boas tendo em conta que foi um telemóvel que as captou...

    ResponderEliminar
  2. Ainda vou apanhar algum recorte de imprensa centenário sobre esta tradição na documentação do Teófilo Braga! O homem era passado por Antropologia!
    Aqui me tens a comentar um post teu. Assim já ficas mais contente?

    Oscula

    ResponderEliminar
  3. Ha,ha,ha!
    Esta Hortênsia é engraçada...
    Eu a pensar "mas o que é q o homem tem a ver com a Festa das Fogaceiras" e só depois vi que era suposto não ter mesmo nada a ver.

    'Tá giro, sim senhor :)

    ResponderEliminar