Sociedade de consumo
Hoje, dei o presente a mim mesma de ir à Fnac. Tornou-se num ritual desde o primeiro ano de faculdade, sempre que havia duas horas livres, dava-se um pulinho à Fnac, e depois faziam-se uns sprints nas estações de metro para chegar a horas às aulas seguintes, geralmente era a da Vitalina!
Hoje saí do trabalho e lá fui eu. Sabe bem ver tantos objectos que desejava ter e que, ao mesmo tempo que os comprasse, também pudesse adquirir tempo para os desfrutar. Livros, cds, dvds, a lista é imensa, mas como nunca me consigo decidir a eleger um favorito, nunca compro nada! Aqui está o que a sociedade de consumo me faz, a oferta é tanta que inibe a minha capacidade de aquisição. Compro o que preciso, o que necessito de ler em termos académicos, mas não consigo comprar o que gosto porque a minha carteira não tem posses para tudo o entusiasma o meu espírito.
Aqui fica esta pequena reflexão.
Oscula
A minha lista de livros e de CD's a comprar está sempre a crescer demasiado depressa para o meu gosto, isto é, para a minha carteira. Não posso comprar tudo o que quero, mas quero muito tudo o que compro. Cada aquisição é uma conquista, um verdadeiro manancial de prazer... É pena que ainda não tenham chegado os dias de chuva para me enroscar nos lençóis da cama a ler um bom livro... Não é que não esteja neste momento a ler um bom livro. A questão é que os pingos de chuva a tilintarem no chão, um quente cobertor e uma sedosa luz a entrar pelo quarto promovem outras sensações (boas) no acto da leitura...
ResponderEliminarEt voilá. Aqui está também a minha reflexão.
Bom fim-de-semana!
Seria indispensavel alguns desses factores, Clio, para uma leitura ''sedosa'', como dizes. Contudo, a vontade de ler sempre e, de preferencia, de boa qualidade, deve imperar.
ResponderEliminarMinha querida Hortensia, recordo-me muito bem das corridas, particularmente, daquela para a aula da prof. Serafina, que nos enganamos no metro do Marques de Pombale, mesmo assim, ainda conseguimos chegar antes dela!!!
Verdadeiros feitos!!!
oscula multa
A vontade de ler sempre impera, Narcisus (ou melhor, Narcise)... em casa, na cama, no sofá, no autocarro, no comboio, no metro... Às vezes até a andar... já aconteceu... não raras vezes... também já não me importo que me achem louca... ;)
ResponderEliminarOsculum magnum!
Ando numa inércia total... o vício de ouvir música (e dançar) e ver tv ultrapassa a minha pouca vontade de ler...
ResponderEliminarAté estou um pouco preocupada com o facto.
Há pouco mais de um ano consegui trocar as livrarias pela biblioteca e descobri que, afinal, requisitar um livro não era assim tão mau (porque durante a época da faculdade nunca requisitei livro algum com medo de estragar ou extraviar o mesmo, ou até mesmo, privar alguém do prazer de o ler ou estudar). Podendo ler tudo o que me apetecesse, estabeleci o meu recorde de tempo de leitura: lia uma média de 3 livros em 10 dias. Mas depois disso, comecei a ler esporadicamente e agora estagnei completamente.
Aliás, tenho o mesmo livro na cabeceira desde há três meses: "O mistério da sepultura de Colombo" ou coisa que o valha, e não há meio de "tragar" aquela coisa...
Para além de preguiça para ler, também tenho preguiça para escrever...por isso não tenho participado muito no blog...Mas tenho vindo sempre aqui ver as novidades!
Beijocas para todos!!
Ariadne, então quer dizer que ainda não leste o livro que te ofereci em Maio... :)
ResponderEliminarNão te preocupes com a tua actual preguiça para ler. Isso passa. Entretanto continua a ouvir música, a dançar(!) e a ver TV. Só fazes bem. Eu também o faço! Menos dançar... É muito difícil imaginarem-me a dançar, n'é...? Pois claro!
Beijos!
Clio,
ResponderEliminarDe facto ainda não li o livro que me ofereceste, mas não devido à minha preguiça mental (que, felizmente, é bem mais recente do que o teu presente), mas por o dito ter andado perdido nas mudanças que fiz em Junho.
E tendo sido achado há pouco tempo, nas minhas recentes mudanças em Setembro, pu-lo de parte para ler.
No entanto, voltei a perdê-lo de vista :(
É o que dá andar às voltas com as coisas!!
Mas, se Deus quiser, estabilizarei agora nos próximos tempos. Por isso, poderei arrumar a minha casinha e organizar toda a minha tralha colocando-a em sítios específicos e certos.
Acredito, assim, que voltarei a ter o teu livro nas minhas mãos para o ler muito em breve...
(a brevidade é relativa devido à minha preguiça).
Bjs.