segunda-feira, 7 de maio de 2007

Paleta

derramadas e pacientes
por toda a tua pele,
sobejas da claridade
sujeitas ao vento breve,
a eu olhá-las a todas
a eu molhar cada uma
com beijos e gotas de água.
enquanto estiverem por cá
ocupantes da tua matéria,
perde-se o medo
e a vontade
as sardas de verão
as sardas quentes de verão
rubras de sol e estio
vestígios óbvios
de um pincel arremessado.
quando se forem
será tempo de acabar
HENRIQUES, João Miguel. O Sopro da Tartaruga, edição de autor, 2005; p. 65.

7 comentários:

  1. Por que é que há tanta gente que deseja disfarçar as sardas? As sardas são charmosas... e inspiram belos poemas... como o que apresentas, Hera.

    Beijos para todos.

    ResponderEliminar
  2. Sim, este poema é lindíssimo. Gosto muito dele.

    Ainda bem que gostaste, Clio.

    Um verdadeiro elogio às sardas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá amigos.

    Já consegui aceder ao meu blog, que tem uma nova cara. Por isso, podem e devem lá ir, ver o que vou escrevendo. Nesta época muito importante da minha vida, resolvi marcar isso, uma vez mais. Fiquem bem.
    Comuniquem por lá.

    bjs a todos

    lu

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tinha visto com atenção estes posts da Hera, mas adorei estes dois poemas que ela deu a conhecer de autores de quem, infelizmente, pouco ou nada conheço. Além disso fiquei intrigada com os títulos...o sopro da tartaruga?! Magnífico!...

    P.S.: adoro as minha sardas mas fico sempre um pouco incomodada quando o sol começa a queimar a minha pele e elas começam a desenhar-se mais nitidamente na minha cara...

    ResponderEliminar
  5. Ariadne,

    aprecio imenso estes poemas e estes autores. O José Tolentino Mendonça é mais conhecido e há vários livros dele editados. O João Miguel Henriques tem o blogue dele, onde costuma escrever: www.quartosescuros.blogspot.com .

    As sardas são bonitas, são marcas que nos tornam únicos e inconfundíves.

    Beijinhos a todos.

    ResponderEliminar
  6. Nada acrescenta nada à escolha feita, mas ele é muito bom...

    Eu já tinha colocado um poema dele no ano passado...

    Foi-me dado a conhecer por uma querida amiga, Xana, que, este ano, me ofereceu "O Sopro" autografado...

    Merece ser lido, sem sombra de dúvida.

    ResponderEliminar
  7. Caríssimos amigos, e em especial o Narcisus, que nos conta já conhecer desde o ano passado a poesia do João Miguel Henriques,

    eu só no final do ano passado tive o prazer de conhecer os poemas dele.

    O João Miguel Henriques é meu colega e amigo.

    Antes de eu saber que ele escrevera um livro de poemas em 2005, já o tinha conhecido pessoalmente.

    Até vos digo que, antes de pôr aqui este poema, pedi o consentimento dele.

    Ele vai ficar muito contente em saber que vocês gostaram e que o Narcisus já aprecia os seus poemas há algum tempo.

    Oscula.

    ResponderEliminar