terça-feira, 10 de abril de 2007

8 mentiras sobre a felicidade

A LIÇÃO DE IKTUMI
(...)
Iktumi é a palavra lakota para "aranha". A Iktumi é considerada traiçoeira e mentirosa. A Iktumi pode levar as pessoas a acreditarem em coisas que não são verdade. É muito perigosa por causa do seu poder. A Iktumi possui uma aptidão especial para arruinar a vida de qualquer pessoa.
(...)
O Homem concordou.
- As coisas que a Iktumi promete não conseguem fazer as pessoas felizes. E assim, todas as pessoas deviam, ao invés, substituir as mentiras da Iktumi pela verdade, tal como tu fizeste. A verdade é bela e, no entanto, simples: só nós próprios somos responsáveis pela nossa felicidade. Só nós controlamos os nossos sentimentos. Só nós podemos construir a nossa felicidade. Não há nada que o possa fazer por nós. Por outro lado, também deveríamos dedicar algum tempo a reflectir e a perceber que temos muitos tesouros valiosos, coisas a que podemos chamar só nossas. Cada um de nós tem, neste mundo, algo para oferecer. Dediquemos algum tempo a apreciar o que, de facto, temos na nossa vida, não nos centremos naquilo que não temos. Compreendamos que nós, bem como as outras pessoas, somos o ser mais especial jamais criado. Se não tivermos mais nada, temos a nossa vida, uma vida que podemos escolher levar como quisermos. Uma vida em que os nossos sonhos se podem tornar realidade. Uma vida em que podemos ser felizes se o desejarmos, independentemente do que nos acontece ou não.
(...)
O Homem enfiou a mão no bolso e retirou um novo pergaminho. Estava em branco. Começou a fazer uma listagem das mentiras da Iktumi.
As oito mentiras de Iktumi
  1. Se eu fosse rico, então seria feliz.
  2. Se eu fosse famoso, então seria feliz.
  3. Se eu conseguisse encontrar a pessoa certa para me casar, então seria feliz.
  4. Se eu tivesse mais amigos, então seria feliz.
  5. Se eu fosse mais belo, então seria feliz.
  6. Se não tivesse qualquer deficiência física, então seria feliz.
  7. Se não me tivesse morrido um ente querido, então seria feliz.
  8. Se o mundo fosse um lugar melhor, então seria feliz.

Nenhuma destas afirmações é verdadeira! Não desistamos de eliminar estas mentiras da nossa vida e será mais fácil sermos felizes. Podemos ser felizes se o desejarmos, e o primeiro passo é banir as mentiras da Iktumi das nossas vidas.

MILLS, Billy e SPARKS, Nicholas. Uma Viagem Espiritual, tradução de Maria Armanda de Sousa, 1.ª edição, Lisboa, Editorial Presença, 2001; pp. 38, 47 - 50.


2 comentários:

  1. A verdade é, de facto, bela e simples. E de um modo belo e simples nos são ditas nestes excertos grandes verdades.

    Sejam felizes!

    ResponderEliminar
  2. absolutamente delicioso...

    obrigado pela partilha

    engracadas as consideracoes que fazemos sobre a felicidade e o facto de a considerarmos possivel

    ResponderEliminar