quinta-feira, 4 de março de 2010

Encómio ao Latim


Li isto no Ciberdúvidas, que muito estimo, e pareceu-me bem partilhar convosco...

"Já aqui salientámos, por diversas vezes, o risco (e mau sintoma) que é o definhamento do ensino do latim, no ensino secundário, em Portugal. Pois, em certas escolas primárias de Londres, aprender latim é um verdadeiro sucesso junto da pequenada. Há razões para isso, que não passam apenas pelas novas tecnologias e divertidas pedagogias. É que (i) a tradução do latim para o inglês (ou para outra língua) afigura-se sempre como um desafio, (ii) a descoberta de raízes latinas no léxico do inglês (ou de qualquer outra língua) é realmente fascinante, (iii) a gramática é um puzzle que bate sempre certo e cujas regras podem ser transferidas quer para um conhecimento reflectido da língua-mãe, quer para a aquisição de quaisquer outras línguas segundas. E, depois, há, claro, toda a cultura greco-latina.

«Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos; com os haveres de uns e outros é que se enriquece o pecúlio comum» é, justamente, a conclusão de Machado de Assis, sobre a necessidade de retornar aos clássicos — ele próprio, um clássico da literatura brasileira.



A propósito, encómios, elogios, panegíricos... que tipo de acto ilocutório constituem? Procure a resposta aqui.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/03/2010"

Aqui

1 comentário:

  1. Muito interessante, muito bem pensado.

    Com a ameaça à aprendizagem do latim em Portugal, a esperança vive nos países cultos e nos meios cultos, em que esta "língua morta" continua a ser reconhecida quase como uma língua de comunicação em vários domínios: o direito e as ciências naturais, por exemplo.

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