quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bebidas diferentes


Agora que o Verão e os dias de calor se aproximam, já pensamos mais em gelados, refrescos, fruta fresca (a bela da melancia!...) do que em bolos e chá quentinho (embora saiba sempre bem numa noite mais fresca).
Sugiro-vos uma coisa que experimentei e adorei... Bebidas diferentes e fresquinhas. Nada contra os refrigerantes e bebidas que já conhecemos sobejamente e a que já estamos habituados. Mas por que não experimentar algo diferente, que até pode parecer esquisito e démodé, mas continua a ser muito bom? Gostam de groselha? Faz--vos lembrar alguma coisa do passado? A mim lembra-me muito os Verões dos últimos anos da minha infância, em que eu e vários amigos das férias de Verão improvisávamos piqueniques e havia uma amiga que adorava trazer uma grande jarra de groselha com cubos de gelo. Depois, não sei porquê, terei ficado vários anos sem beber groselha nem lhe ligar nenhuma. Por isso, associo-a à infância tardia e àquelas tardes de Verão.
Abriu, recentemente, um amoroso quiosque de refrescos no Jardim do Príncipe Real, em Lisboa. É o primeiro quiosque que se encontra, quando se sai da Rua da Escola Politécnica. É cor-de-rosa e tem o telhado cinzento-claro. Lá podem encontrar refrescos que quebram a rotina, podem recordar-nos qualquer coisa e até iniciar-nos na descoberta de diferentes combinações de bons sabores: além da groselha, existem o capilé (bebida feita com xarope de avenca), o mazagran (bebida de café e limão), a orchata (a de lá é feita com extractos de amêndoa e hortelã), a limonada chic (não sei porquê este adjectivo, se terá mesmo razão de ser...), o leite perfumado (com perfume de limão e canela; "sabe a arroz doce", diz a menina do quiosque) e o chá gelado.
Gostei muito da orchata. Fresquinha e leve, branca como leite.
Se quiserem provar algo diferente, acho que não se arrependerão.
Beijinhos!

2 comentários:

  1. Bem, fiquei com água a crescer na boca. Ainda por cima no Príncipe Real, um jardim de que gosto imenso!
    Obrigada pela sugestão.

    Oscula

    ResponderEliminar
  2. Também eu! Também fiquei com água na boca... 'tou aqui como se estivesse num deserto... com sede... e depois leio este texto da Hera... tenho de ir para casa... beber um mazagran... (querias, Elsa! querias!)

    :)

    Beijinhos e obrigada pela dica!

    ResponderEliminar