sábado, 4 de abril de 2009

Sapiência

Hoje vi e ouvi a sapiência e até tive a ousadia de passar ao lado dela, enquanto deslocava com dificuldade todo o peso dessa vasta sabedoria. São poucas as figuras que nos despertam pura admiração e que nos fazem desejar poder um dia vir a exalar tal aura de sapiência. Hoje ouvi uma oração de sapiência proferida por Aníbal Pinto de Castro sobre o Padre António Vieira. Não consigo exprimir a admiração que tenho por alguns professores de Coimbra, sempre que assisto a conferências deles, fico maravilhada, pelo conteúdo científico, mas também pelos dons de oratória que exibem, geralmente, têm uma colocação de voz invejável. Posso afirmá-lo em relação a Aníbal Pinto de Castro e a Walter de Medeiros.
Agora que já não tenho grandes oportunidades para ir a colóquios ou a outros eventos do género, cada oportunidade que surge, aparece-me como um oásis na travessia do deserto. É bom ter trabalho, mas depois temos de abdicar de certos luxos da alma e do intelecto a que estávamos habituados quando éramos estudantes a tempo inteiro.
Hoje foi um dia bom, porque ouvi uma comunicação que fez uma análise da vida e da obra de um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa por uma figura incontornável da vida académica portuguesa, tanto que atraiu outras figuras reconhecidas, nomeadamente Vasco Graça Moura.
Hoje o meu "carpe diem" foi também "carpe sapientiam alteris".
Oscula

Sem comentários:

Enviar um comentário