quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

RES - PECTARE...

Acabei de ler uma notícia no Sol que me começa, francamente, a esgotar a paciência.
Acontece que hoje foram publicados em onze jornais dinamarqueses a caricatura de Maomé desenhada por um autor, vítima de um plano de assassínio entretanto descoberto e desmantelado pela polícia. Dizem, os editoriais dos jornais, que o fazem pela liberdade de expressão. Todos manifestam, assim, o seu apoio ao autor e o seu repúdio aos terroristas.


Penso que a caricatura em causa é esta. A imagem não tem nada de especial. É quase inocente, não fosse a nítida referência ao terrorismo presente no islamismo.

A questão é: trata-se de liberdade de expressão ou simplesmente de provocação? É que a mim, a segunda hipótese parece-me fazer mais sentido. Já tiveram a liberdade de expressão de publicar a caricatura em Fevereiro de 2006 quando tudo começou e agora teimam em publicar novamente como se tivessem o disco riscado? Ou então têm falta de imaginação e inspiração para criar novas caricaturas...

Já não tem piada, se é que era para alguma vez ter tido!

Já se viu que o povo islâmico sente-se ofendido com a caricatura, sabe-se que muitos aproveitam a desculpa para planear mais alguns actos de terrorismo e, mesmo assim, continua-se a investir contra a religião e a crença do povo islâmico publicando uma e outra vez a caricatura de Maomé??!!

Não, simplesmente não me parece bem. Parece-me aquelas brincadeiras infantis em que se põe a mão aberta à frente do nariz, tocando-o com o polegar, ao mesmo tempo que se faz aquele barulho irritante nanha, nanha, nanha!, e se torce os dedos.

Não merecem eles, como qualquer outro povo, respeito pelas suas crenças, pelos seus ídolos tal como nós o temos? Sim, porque nunca vi ninguém fazer uma caricatura do Papa com a qual se ofendesse os cristãos, nem conheço caricaturas da religião Indu que tenham suscitado revolta entre os Indianos. Isso, não. Mas faz-se caricaturas de Maomé porque se sabe que o povo islâmico reage. E nunca a bem!

Claro que se eles têm alguma razão, perdem-na logo quando planeiam atentados. Mas penso que também perdemos muito da nossa razão quando andamos de volta deles para os espicaçar como toureiros numa arena em que o único objectivo é ferir o touro... para o mandar para o matadouro!...

2 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo, Ariadne.

    Aproveito para desejar um Feliz dia de S.Valentim a todos.
    E lembrem-se: infeliz não é aquele que não é amado, mas aquele que não ama. Amem... como se hoje fosse o último dia.

    ResponderEliminar
  2. Oh, querida Clio!

    Mas que palavras tão sábias! Tão certeiras que até poderiam ser a chave do Euromilhões! ;-)

    Bem, mas, considerando as palavras da Ariadne, eu também acho que a provocação é sempre algo muito mau... No entanto, os nossos amigos islâmicos ou de outras relgiões também podem fazer semelhantes caricaturas aos cristãos ou ao que bem lhes apetecer! Assim como nós também podemos! (E as vezes que quisermos. Se é provocação ou não, o tempo dará as respostas.)

    Acima de tudo, liberdade de expressão para todos, cristãos, ateus, agnósticos, hindus, muçulmanos, judeus, budistas!...

    Respeito as diferentes religiões, quando as suas crenças e práticas não prejudicam ninguém. Os nossos amigos muçulmanos não são todos terroristas, já sabemos, porém há na sua mentalidade atitudes muito medievais que não beneficiam ninguém. Eles próprios saem muito prejudicados sem se aperceberem. É um mundo onde as mulheres andam tapadas, não podem conduzir, têm menos direitos que os cães e em que um grupo de mancebos acredita que, se fizerem um atentado contra os americanos, vão ganhar um paraíso no céu cheio de não sei quantas virgens... Haja paciência! Vão lá para o céu ter com as virgens, mas não matem os outros a invocar o nome de Deus (que para eles é Alá).

    De certeza que Deus não deseja a morte de ninguém.

    Haja liberdade de expressão e de religião para todos, mas uma caricatura ou uma crença não dá a ninguém o direito de prejudicar outros.

    Beijinhos.

    E feliz dia de São Valentim para todos!

    ResponderEliminar