quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

India: Bombaim e Goa

Caras Lucerninhas :)

Queria so dizer que os meus votos de Boas Festas estiveram com todas voces mesmo que assim nao o tenha manifestado...

E tambem queria deixar aqui algumas notas...

Comecamos a vigame por Bombaim (do port. "boa baia"), que agora se chama Mumbai. Foi o primeiro impacto com a India... a sujidade, as dierenacas culturais e de costumes evidentes, os cheiros, a comida, as preciosas especiarias e, claro, o dominio britanico...


O que podem ver nesta imagem e' o chamado "Gate of India", construido para receber sua alteza real, o Principe Charles IV, o primeiro monarca a visitar a India (sec. XIX) , ao lado ewsquerdo ve-se tambem edificio bonito com uma cupula, que e' o Hotel Taj Mahal (edificio colonialista), um dos 'tops' da cidade...


Goa e' simplesmente portuguesa... a ''Velha Goa'' tem todas as marcas portuguesas claras (igrejas, cemiterios, ruas, etc.), mas por todo o lado se vislumbram coisas nossas: casas senhoriais colonialistas, igrejas e mais igrejas, alminhas a' beira das estradas, os nomes portugueses em tudo (Souza Lobo, Silveira, Silva, Mesquita, etc.)

Alem disso, as praias sao maravilhosas... E' dos poucos estados da India onde o alcool e' autorizado, o que faz com que os comportamentos sejam, em multiplos aspectos, alternativos... O tabaco, os cachimbos (de agua, mas dos outros tambem), as roupas, etc.


Espero que esteja tudo bem convosco e, ainda que um pouco antecipadamente, desejo-vos um 2008 do melhor que pode haver, obrigatoriamente melhor do que 2007...

4 comentários:

  1. Imagino que passear por Goa inspire nos portugueses sensações profundas, não só por as marcas lusas se encontrarem por todo o lado, como dizes, mas também por essas mesmas marcas estarem cheias de História, reflectindo para o Presente a vivência de conterrâneos nossos no período mais glorioso do nosso país.

    Feliz 2008 também para ti e para todos vós.

    ResponderEliminar
  2. É um gosto ter um amigo que conhece uma parte da outra metade do mundo, local onde talvez nunca vá. Obrigada por tudo aquilo que partilhas comigo e com todos os amigos deste espaço. Desejo que te divirtas muito.

    Oscula

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Obrigada por este post tão querido e por partilhares connosco todas essas coisas boas e interessantes que estás a viver!

    Gostei das fotografias e do que contas...

    Vê lá, Narcisus, se fores para perto do Ganges, não toques naquela água! Já vi um documentário em que se mostrava os indianos a atirarem lixo e cadáveres de animais para o Ganges, a fazerem as necessidades fisiológicas lá, e depois banhavam-se e até lavavam a roupa naquela água! Não admira que na Índia, há cerca de treze anos, tenha havido um surto de peste bubónica, uma doença medieval!

    Posso estar pouco informada, mas tem cuidado com o que comes e com o que bebes por aí!

    Cuida-te.

    Beijinhos a todos.

    ResponderEliminar
  4. Narcisus,

    Obrigada por este post. Só mesmo assim é que podemos ter um cheirinho do que se passa do outro lado do mundo, em sítios, como disse a nossa Hortênsia, que poderemos nunca chegar a visitar...


    Aproveito o tempo de antena para fazer chegar até vós os votos de um Feliz 2008 para todos!...

    Beijocas!

    ResponderEliminar