quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Boas festas

Ainda venho a tempo de desejar boas festas a todos os meus queridos amigos.
Espero que o Natal tenha sido uma vivência plena de amor, paz e harmonia.
2007 vai entrar e que nos reserve o melhor, eu já tive uma pequeno presente, penso que gostarão de saber que o meu emprego na biblioteca foi prolongado até meio de Janeiro. Ao menos vou iniciar 2007 com emprego, o que dá uma certa sensação de conforto.
Este post serve para lembrar que gosto muito de vocês e para dizer também que agora não vou poder falar com grande frequência porque a responsável pela biblioteca já regressou e colocou tudo a mexer, os bocadinhos para colocar posts e comentários são raros, mas agora é que estou a aprender coisas novas sobre a organização de uma biblioteca!
Oscula

4 comentários:

  1. Fico contente por ti, Hortênsia! E que depois desse prolongamento de contrato venha outro, ou, então, outro emprego sem demora. Eu cá não vou iniciar 2007 muito “confortável”. Disse adeus há oito dias à escola onde estive, na Cova da Piedade. A colega Cristina, que estive a substituir por motivo de doença, vai voltar em Janeiro. Na verdade, o contrato era, inicialmente, só por um mês, o mês de Novembro, mas acabei por ficar com os miúdos até ao final do 1º período. Apesar da minha curta passagem pela escola, desde o início de Novembro até agora, é com a maior das penas que tenho de deixar os meus queridos alunos e os meus simpaticíssimos colegas. Dei o meu melhor, com todo o prazer e empenho... sobretudo agora, depois de um ano de "abstinência"... Nos conselhos de turma os meus colegas tomaram a resolução de falar com o conselho executivo para ver se eu consigo continuar na escola. Mas sei que é muito difícil. Falta horário e, mesmo que o houvesse, há toda uma legislação que torna as coisas muito difíceis… Esperança não tenho nenhuma. Mas queria tanto...

    As colocações cíclicas acabam agora em Dezembro. A partir de Janeiro são as próprias escolas que têm autonomia para contratarem quem bem quiserem, por meio de concurso de escola. Temos de estar atentos aos anúncios que são colocados em www.bep.gov.pt e nos jornais. E concorrer a tudo! Neste caso também não tenho muita esperança, porque agora o que funcionará, em geral, quer queiramos, quer não, é o factor "C" (cunha)... O correcto seria as escolas não deixarem de ter em atenção a posição que os seus candidatos ocupam na lista nacional. Era bom que assim fosse.

    Se quiserem ver um "projecto" que iniciei na escola da Cova da Piedade, vão a http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/index.htm, e procurem no item "A palavra aos alunos" o "6º1ª" e o "6º5ª". Cliquem e irão ter aos blogues que criei para cada uma das turmas. Neles os alunos publicam os textos produzidos no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Oficina da Palavra. Primeiro escrevem os textos em suporte papel que levo para casa para ler. Depois são eles mesmos que passam os textos para o blogue, na biblioteca da escola. Ao mesmo tempo que os passam, corrigem-nos, melhoram-nos, com a minha ajuda. Os alunos aderiram ao blogue com muito entusiasmo. Esta é uma forma de os fazer escrever mais e mais e mais. Na verdade, o mais importante na motivação dos alunos para as produções escritas é reconhecerem-lhes uma finalidade. Agora será a minha querida colega Cristina que continuará com os miúdos a dinamização do “Letras em Primeira” e do “Chuva de Letras” (os nomes foram escolhidos pelos alunos).

    Quando, no início, falei da ideia dos blogues com a delegada de Português, Manuela Caeiro, com quem gostei muito de trabalhar, conviver, logo pusemos mãos à obra. Ficou tão entusiasmada que logo nesse dia me pediu para ajudá-la a criar um blogue para a única turma que tem, o 5º7ª. Definitivamente, este mundo dos blogues, que agora está tão na moda, é fascinante e extremamente útil para os mais diversos fins: didácticos, comerciais, interrelacionais, etc. Obrigada, Medeia, por me teres dado a conhecer este mundo… E obrigada a todos por estarem,na forma do lucerna, presentes na minha vida...

    P.S.: Pois é, Hortênsia... o patrão já não está fora. Já não é dia santo na loja :) Mas vê se arranjas sempre uns minutinhos para nós... E boas aprendizagens na biblioteca!

    Um Feliz Ano Novo para todos vós!

    ResponderEliminar
  2. É lá...! Grande discurso... Deve ter sido o jantar: fiquei com energia mental a mais... E, claro, foi o entusiasmo... Desculpem-me...

    Bem. Já chega. Stop. The End. Finito.

    ResponderEliminar
  3. Isto é, o que devia estar lá não era o verbo "ser", mas a interjeição "he"... :)

    Ok. Finito. Ciao.

    ResponderEliminar