Recomendações
Para quem não sabe, ando virada para as questões de gestão. Comecei (e terminei há pouco tempo) um mestrado em Administração Escolar. Apesar da minha breve passagem pelo dito cujo, retenho muitos bons momentos, memórias, amigos e...referências esplêndidas que eu nunca teria conhecido se não tivesse frequentado, ainda que por pouco tempo, este mestrado.
A primeira referência é Fernando Savater. Para quem conhece e não conhece (a estes últimos recomenda-se vivamente O Valor de Educar) não deixem de visitar:
http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/162_mai03/html/aquele
A segunda referência é Peter Drucker. Um génio. Um homem à frente do seu tempo. Dedicou a sua vida ao estudo de várias áreas, mas a sua especialidade era gestão. Só de o ler até me apetece ser executiva e pôr em prática as suas teorias do negócio...
http://www.janelanaweb.com/manageme/druck2.html
Beijinhos para todas vós,
Medeia
Olá, Medeia! Fui ver os dois "sites" que apresentaste e retive o seguinte pensamento do Savater:
ResponderEliminar"Com verdadeiro pessimismo pode-se escrever contra a educação, mas o otimismo é imprescindível para estudá-la... e para exercê-la. Os pessimistas podem ser bons domadores, mas não bons professores."
Depois de um interregno de um ano (e dois meses), voltei a exercer, desde há três semanas, a profissão que amo. E sinto profundamente as frases acima citadas. Sou por natureza uma pessoa optimista. Caio, mas logo me levanto, acredito sempre no melhor, tenho uma fé inabalável. Em tudo na vida. Nos meus alunos... E eles sabem que por eles faço tudo. E não os deixo desistir. Inclusive tenho um caso especial numa das minhas turmas que requer muita atenção e "jeito" para com ele lidar. E, na verdade, em que consiste este "jeito"? Em Amor. Sim, em Amor. Também sentimos Amor pelos nossos alunos. É essa a linguagem que eu utilizo e, como resposta, recebo o respeito vindo talvez de quem menos se esperava. Falo a linguagem da Amizade e não a do Medo, utilizo a autoridade e não o autoritarismo, sou optimista e não pessimista. Sim, acredito que cada um dos meus alunos pode fazer sempre melhor, pode ir sempre mais além.
Quando o contrato (temporário) acabar, vou sentir saudades. Acho que já as sinto. Ensinar encanta-me: vê-los a apaixonaram-se (cada vez mais) pela leitura, pela literatura (há óptima literatura para o 2º ciclo), pelo funcionamento da língua portuguesa... Às vezes uso o latim para explicar algum aspecto da língua. E eles gostam! :) Querem saber mais!
Nós, os professores, não recebemos o reconhecimento devido (muito pelo contrário), apesar de trabalharmos como ninguém, não só no local de trabalho, mas também em casa (também é verdade que nem todos). Mas a nossa recompensa, a recompensa da nossa persistência, do nosso empenho, da nossa entrega incondicional, do nosso optimismo, está lá na própria escola, está no crescimento académico, cultural e humano do próprio aluno, um ser como nós, com sonhos, um ser único, irrepetível.
E irrepetíveis são todos vocês! beijos.
P.S.: Por que não continuaste o mestrado, Medeia? Já seria muito bom para o curriculum o primeiro semestre completo. Mas o que interessa é estar tudo bem contigo. Obrigada pelas recomendações!
Porta-te bem!
Desconhecia em absoluto os novos vôos da nossa Medeia. Mas também eu, por motivos de saúde, fiz uma escala e quando levantei vôo decidi que devia ir por um caminho completamente diferente. Por isso, com muita pena da minha parte, não terminei o que havia começado e dediquei-me a uma área mais técnica.
ResponderEliminarOs nomes sugeridos pela nossa Medeia, Savater é o autor de "Política para um jovem" e "Ética para um jovem" , um senhor muito interessante. Peter Drucker, vou ouvir falar dele numa cadeira de gestão, aliás, a minha leitura de hoje abarca um capítulo com a perspectiva histórica das teorias das organizações e esse é um dos nomes pelos quais tenho de passar.
Ainda no capítulo das gestões, o senhor Geert Hofstede (holandês), estudou parâmetros de análise cultural para vários países, entre eles Portugal, sugiro que vejam os resultados e tirem as vossas conclusões:
http://www.geert-hofstede.com/hofstede_portugal.shtml.
É muito bom ver o nosso universo de interesses a aumentar e nós a partilharmos tudo isso
Esqueci-me de deixar os meus tradicionais oscula.
ResponderEliminarOscula
Cara Medeia,
ResponderEliminarfico contente por saber que passaste por uma experiência enriquecedora. Só foi pena, como disse a Clio, que não tivesses avançado mais. Mas tu deves saber das tuas razões e do que sentiste - eu também sei o que é desistir de um curso.
É muito importante - eu acho - fazer o que se gosta.
Na minha adolescência, li o Fernando Savater, "Ética Para um Jovem", e, de facto, é um pensador iluminado.
Bons estudos para a vossa área das gestões, Medeia e Hortênsia!
Beijinhos.
Clio,
ResponderEliminarnão esperava realmente outra coisa de ti a não ser o facto de te entregares de corpo e alma à profissão de professora. Creio que se exercesse a profissão, seria tão apaixonada e dedicada aos alunos como tu...
Acredito, por isso, que serás recordada por todos os alunos que te passarem pelas mãos.
Hortênsia,
soube há pouco tempo que tinhas desistido do mestrado. Desde que estejas e te sintas bem, a história tem um final feliz. Por isso,se estás bem agora, talvez não precisasses do mestrado.
O que é preciso é continua a sonhar...e a lutar. Pela nossa vida.
Obrigada por acrescentares mais uma referência!...
Hera,
Espero que não tenhas tu também desistido do teu mestrado! Pelo menos que alguém continue!!!!...:)
Tou a brincar. Nem sempre as coisas podem correr como desejamos...
Aproveito agora para te dizer que gosto muito das tuas intervenções bloguistas.
Bem se vê que foste formada pelos melhores iluminados...