quinta-feira, 9 de março de 2006

O Testamento do Pescador

Aqui vos deixo mais uma proposta literária resultante de uma leitura recente: O Testamento do Pescador do espanhol César Vidal, obra editada pela Tenacitas.
Este romance apoia-se solidamente em fontes históricas sobre o verdadeiro Jesus que tantos desejaram silenciar ao longo dos séculos. Na obra, quase nada é ficção. Duas personagens (Vitalis e Róscio) e o enredo, sim. Os fios que compõem o tecido, não. São históricas as personagens de Pedro, Marcos, Nero e a comunidade de Roma, assim como os dados recolhidos sobre a vida de Jesus e a sua época, a transmissão de Pedro e Marcos e as reacções provocadas no império pela sua mensagem.
A história inicia-se no ano 62 d.C., quando o imperador Nero ordena a Marco Júnio Vitalis, um militar romano com anos de experiência em Ásia, que seja seu assessor no decurso de um estranho e peculiar processo. O acusado é um antigo pescador que, várias décadas atrás, havia sido amigo de um tal Jesus, condenado em Jerusalém aquando da governação de Pôncio Pilatos. Assim, ao longo de sucessivos interrogatórios ao pescador e com a ajuda do erudito Róscio, o soldado veterano irá descobrindo os perfis de uma história capaz de abalar não só as bases do império, mas também as do (seu) coração humano.
Pintura apresentada neste post: Caravaggio, Crucifixão de São Pedro.
Clio

3 comentários:

  1. Estou a ganhar fôlego para começar a ler.

    É que não é fácil retomar as leituras depois de ter lido uma suposta "biografia" de Jesus Cristo...Parece que ainda estou a digerir...

    ResponderEliminar
  2. Ah, para quem não sabe, li "Uma Vida de Jesus Cristo" de S. Endo, edições Fnac.

    É bom e recomenda-se!

    Med

    ResponderEliminar
  3. Ok, novo comentário:

    O autor não é um santo de nome Endo. É chinês e como eu não sei escrever o primeiro nome (ou melhor sei, mas não tenho a certeza se é escrito assim: Shukadu), fiquei-me pelo nome mais fácil, que é o apelido dele.

    Bjos para todos e especialmente para a Clio que tem sempre uma boa sugestão na manga!...

    ResponderEliminar