Píteas, o Grego
A Extraordinária Viagem de Píteas, o Grego, de Barry Cunliffe, é uma obra sobre a extraordinária expedição encabeçada por Píteas, em 320 a.C., com partida da colónia grega de Massília (actual Marselha). Esta era uma viagem sem precedentes: explorar um mundo desconhecido – as terras para lá dos Pilares de Hércules. Píteas tornou-se então o primeiro homem letrado a visitar as ilhas britânicas, a costa germânica e mesmo a Islândia. Regressado de tal empresa, o explorador escreveu Descrição do Oceano, em que relatava o que havia visto. Apesar de a obra se ter perdido há cerca de dois mil anos, existem registos escritos indirectos da mesma (em autores clássicos). Cunliffe analisa-os, recorrendo igualmente a provas arqueológicas de fascinantes costumes com que Píteas se terá deparado nos diversos locais visitados.
Esta é uma obra de factos, uma obra escrita com notável clareza. Mas a sua maior qualidade é, na minha opinião, quando o autor tenta captar o sentimento de fascínio e descoberta que Píteas terá realmente sentido em terras desconhecidas. Sem romancear, Cunliffe permite-se especular sobre o que explorador terá encontrado, o que terá visto e feito durante a sua extraordinária viagem. A Extraordinária Viagem de Píteas, o Grego, (ed. Editorial Inquérito) é um livro que será apreciado por qualquer pessoa com curiosidade e desejo de saber mais sobre o admirável mundo antigo.
Clio
Uma boa sugestão, sem dúvida!!! quem sabe, se o encontrar nas minhas viagens pelas livrarias, não embarcarei na viagem de Píteas!
ResponderEliminarultimamente, tenho lido pouco... Qual terá sido o último?? Bom, se bem se lembram de mim, um FC... (ficção científica, pois claro. Bem se vê que sou peixes: segundo algumas interpretações do signo, um dos peixes aponta para o passado, e outro para o futuro... lá está: os clássicos; a ficção científica...)
muitos jinhos!
ops, não assinei outra vez, ando completamente despistada! tem sido muito trabalho, e a "máquina" está cansada.
ResponderEliminarjinhos
Helena
Excelente resenha...
ResponderEliminarJá andava curiosa a respeito do livro, agora ainda mais.
Muitos beijinhos para a Clio.